Páginas

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Carnaval de Maceió começa dia 9 de fevereiro, com o Baile Municipal


A programação do carnaval de Maceió já está praticamente definida, segundo informou a presidente da Fundação Cultura de Maceió (FMAC), Paula Sarmento, e será aberta com o tradicional Baile Municipal, que acontece no dia 9 de fevereiro, no espaço Vox Room, no bairro de Jaraguá.

O final de semana de 10 a 12 de fevereiro, começa com o Jaraguá-folia, na noite da sexta-feira, dia 10. Segundo ela, mais de 60 blocos devem desfilar pelas ruas antigas do bairro, a partir das 18h. Paralelo ao desfile dos blocos, a Prefeitura montará uma estrutura com três palcos que funcionarão com pólos de estilos musicais diferenciados: um de percussão, no Largo dos Poetas (por trás do Mercado de Jaraguá) onde acontecerão manifestações como o maracatu; um na Praça Marcílio Dias, para os amantes do rock; e outro em frente ao Museu da Imagem e do Som (Misa), onde se apresentarão grupos de frevo e de samba.

No dia 11, a partir das 6h, começa a concentração do bloco Pinto da Madrugada, com previsão de saída a partir das 8h, na Pajuçara. Também desfilam nesse dia os tradicionais blocos Pecinhas de Maceió e Turma da Rolinha. No domingo, dia 12, a Prefeitura apóia o projeto “Venha ver a Banda Passar”, com o Bloco Vulcão e a Banda da Polícia Militar, na Rua Fechada, com o chamado Banho de Mar à Fantasia. “Estamos trabalhando no resgate das raízes do carnaval de Maceió, e vamos incentivar as pessoas a comparecerem usando suas fantasias”, diz Paula Sarmento.

De 18 a 21 de fevereiro, a programação começa - no sábado de Zé-Pereira - com o desfile das escolas de samba, que este ano vai acontecer na Praça Multieventos. Nesse período, segundo Paula sarmento, a Prefeitura também vai garantir a animação nos bairros, com alguns pólos de folia, que vão na Pajuçara (Praça Multieventos), Jacintinho, Ponta Grossa (Praça Moleque Namorador), Tabuleiro e Pontal da Barra. “Esses pólos terão atrações locais de samba, frevo e axé-music, que ainda estão sendo definidas”, diz ela.

Segundo Paula, a programação será lançada oficialmente na próxima semana, após uma reunião que está programada para o dia 24, no Ministério Público Estadual, com os órgãos responsáveis pela organização e pela segurança do carnaval de Maceió.

Ela disse que este ano a Prefeitura vai repetir uma experiência que deu certo no carnaval passado, de realizar o concurso de Bumba-meu-boi no final de semana seguinte ao carnaval. Portanto, os grupos se apresentam nos dias 24 e 25, na Praça Multieventos”.

“A preocupação da Prefeitura de Maceió é de realizar um carnaval mais próximo da comunidade. Por isso teremos programação na orla, na região sul (Pontal da Barra) e na parte alta da cidade. Também não é uma programação só da Prefeitura. Ela foi discutida e definida junto com representantes da liga das escolas de samba, dos blocos carnavalescos e dos grupos de Bumba-meu-boi. Estamos deixando uma semente de resgate do carnaval da cidade para que floresça e se fortaleça nos anos que virão”, diz a presidente da FMAC.


Nenhum comentário:

Postar um comentário