Páginas

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Blocos carnavalescos levam multidão à orla

As prévias carnavalescas na capital transcorreram em clima de muita animação durante o último final de semana. Na sexta-feira, a programação ficou concentrada no bairro do Jaraguá, onde ocorreram os desfiles de blocos no Jaraguá Folia. Aproximadamente 40 mil pessoas participaram da festa, e a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) estima que 50 blocos desfilaram no evento.

Três palcos culturais foram montados em pontos estratégicos do bairro, com estilos diversificados de música. Na praça Marcílio Dias, a FMAC montou o palco do rock; na praça Dois Leões foi montado o palco para o frevo e o samba, e também num outro palco, no Largo dos Poetas, por trás do Mercado de Jaraguá, ficou concentrada a apresentação dos grupos afro. A festa terminou às 2h da manhã do sábado.

Segundo a presidente da FMAC, Paula Sarmento, o sucesso da festa em Jaraguá também se deve ao empenho da Liga dos Blocos Carnavalescos e do trabalho desenvolvido por outros órgãos da Prefeitura, com destaque para as superintendências municipais de Energia e Iluminação Pública (Sima) e de Transportes e Trânsito (SMTT). “O trabalho de preparação para o carnaval foi feito em conjunto”, destaca ela.

Já no sábado, a festa migrou para a orla da Pajuçara e parte da Ponta Verde. Durante 12 horas de festa desfilaram os blocos Pinto da Madrugada, Turma da Rolinha e As Pecinhas de Maceió. “Foram doze horas de festa, começando à 6h da manhã, com a concentração do Pinto, e só acabou às 18h. Cerca de 150 mil pessoas foram estiveram na avenida”, comemora Paula Sarmento.

FREVO - No domingo, a festa ficou por conta do bloco Vulcão, com a banda da Polícia Militar, com apoio da Prefeitura. “Tivemos interesse em resgatar o bloco Vulcão, resgatar a tradição do frevo por meio do bloco”, conta a presidenta da FMAC, relembrando eventos de carnavais passados como o tradicional banho de mar a fantasia.

O carnaval de Maceió foi aberto oficialmente na quinta-feira da semana passada, com a realização do tradicional Baile Municipal, festa regida pelo maestro Manezinho, com a orquestra de Almir Medeiros e a banda Sabaki. Na ocasião os foliões aproveitaram para caprichar na fantasia: personagens de histórias infantis, roupas típicas de países variados, palhaços, marinheiros, presidiários, fadas, bruxas, noivas, capetas e outros, desfilaram alegria e irreverência na abertura do reinado de Momo, a quem o prefeito Cícero Almeida entregou, simbolicamente, a chave da cidade.

































































Nenhum comentário:

Postar um comentário